As atividades ocorridas em meio rural, qualquer que seja, carece de uma atenção especial não somente por parte dos órgãos licenciadores ambientais, mas principalmente dos próprios proprietários. Diferentemente dos ambientes urbanos, enquanto meio de ocupação projetado para ser artificializado totalmente, o meio rural existe a partir dos serviços básicos da natureza. Sendo estes necessários não somente para garantir a existência das atividades rurais, mas também proporcionar condições confortáveis de habitação para aquelas pessoas que optaram por buscar viver nas cidades. Neste caso, não somente fornecendo alimentos, mais: água, regulação de clima, paisagens naturais para lazer e outros serviços produzidos a partir de uma natureza em plenas condições de interação entre sí, e com a sociedade humana.

Existe uma necessidade comum em reconhecer os serviços produzidos pelo ecossistema existente no meio rural como necessário a vida, não somente para as cidades, mas também para o campo. O licenciamento, neste caso, apresenta-se como um modo seguro e oportuno para garantir as atividades humanas no meio natural rural, com segurança de sua manutenção na qualidade de vida e nos ganhos duradouros de produtividade.

Para quem desempenha, em ambiente rural, uma atividade agrícola de cunho: agropecuário, agrosilvopastoril, mineral, florestal, turístico ou mesmo industrial. Esta se obriga a perceber sua interferência na forma como a natureza produz a própria vida. Percebendo inclusive o que isto resulta em serviços garantidores da qualidade de vida e o bem-estar social de todos. Tendo como exemplo o álcool combustível que vai ser alimentado pela cana de açúcar que, por sua vez, necessita de água, solo fértil e uma barreira natural para conter pragas e invasoras, complementar a produção rural, em um ciclo contínuo.

Por isto toda propriedade precisa tornar-se licenciada.    

LICENCIAMENTO RURAL

O licenciamento ambiental no meio rural dialoga diretamente com temas como: Agricultura familiar, de subsistência, commercial; Área de Preservação Permanente; Unidades de Conservação; Descapoeiramento; Desmatamento; Especies Ameaçadas da Fauna e da Flora; Exploração Florestal; Licenciamento Ambiental no meio rural (Mineração, Agropecuária, Agrosilvopastoril, Florestal, Industrial, Outorga de Agua, Resíduos Solidos); Recuperação de Mata e Áreas Degradadas; Mata Atlântica; Pesquisa Cientifica; Sequestro de Carbono; Bolsa Verde; Turismo Rural, Certificação Ambiental e outros temas da exploração sustentável do meio rural.