Pressões de todos os lados tem surgido para fazer com que empreendedores do meio rural venham a atender aos desafios do Desenvolvimento Sustentável. Desta necessidade de participação pública do universo rural nas questões da sustentabilidade, surgiu uma infinidade de ações e iniciativas com capacidade de favorecimento ao incremento de atividades e atuações, nos controles legais exigidos ou mesmo acordados a partir dos cenários internacionais e acertificações ambientais, entre outros. Após décadas de luta, e mesmo diante de muitos que ainda teimam em não levar a sério a questão, hoje é de uso comum que o não atendimento as normas ambientais legais passam a significar sérios riscos e prejuízos a produção rural. Representado, tal fator, principalmente por barreiras para entrada em mercados externos. Sendo o caso de empresas com sedes nos países que adotam uma legislação local restritiva e repassam tal politica as suas filiais.

Fato bastante comum, inclusive, a existência de empresas multinacionais com políticas ambientais praticadas para além das próprias exigências legais do país em que estão instaladas. Exigindo que seus agregados, fornecedores e colaboradores, atendam a mesma linha seguidas por elas. Passando a produzir dentro das mesma norma de excelência descrita na política ambiental mundial da empresa. O que de certa forma, acelera o desenvolvimento a necessidade de gerenciamento ambiental em todo o planeta.

Independentemente do modelo de gerenciamento adotado ou do nível de preocupação com as questões ambientais que envolvem seu empreendimento, deve ter uma ação própria ou de consultoria neste sentido..